A dieta que rouba sua água

Comer carne está ficando cada vez mais fora de moda. E insustentável. Isso porque o consumo de água da indústria pecuária ameaça o meio ambiente. Pensando nestes termos, quanto deste recurso sua dieta está consumindo?

Leia mais:

O fim da carne – Restaurante de Alain Ducasse muda o cardápio
O futuro está na mesa – Família que come unida permanece unida e em forma

Lá como cá, a Califórnia (Estados Unidos) está enfrentando uma seca sem precedentes em sua história.

Por isso, a questão da água e seu desperdício tem despertado a atenção de todos por lá.

E um dos maiores questionamentos é sobre a quantidade de água gasta para produzir bebidas e alimentos do dia a dia, como carnes e legumes.

Por isso, ideias como uma dieta hídrica começam a circular na mídia, com pessoas elaborando seus cardápios privilegiando os alimentos que consomem menos o precioso recurso.

Assim, vemos que a carne, em franca queda de consumo por parte das novas gerações, perde ainda mais preferência entre os mais preocupados com o meio ambiente.

Isso porque, segundo um vídeo produzido pelo site BuzzFeed, podemos ver que produzir um simples bife de 200 gramas é preciso 3.500 litros de água, ou o equivalente a um banho de sete horas.

Pesou na consciência?

Cabe esclarecer que o cálculo foi feito com base na produção de carne em outro país. Mas, em maior ou menor medida, a proporção do uso de recursos naturais se mantém.

Para conferir quanto de água outros alimentos consomem ao serem prduzidos, visite o site da ONG Water Foot Print – clique aqui.

Confira a lógica deste raciocínio a seguir – ative as legendas em português.

Tags: , , , ,