Tudo menos atum

Os alimentos processados tornam impossível distinguir ingredientes. A ponto de prescindir do mais importante deles: em testes, sanduíche de atum de grande rede revela não conter… atum.

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Nos Estados Unidos, uma ação foi protocolada em tribunal federal acusando a rede Subway de fraudar o recheio de seu sanduíche mais popular.

Aparentemente, o sanduíche de atum não contém atum.

Testes feitos por laboratório independente, realizados em amostras de várias lojas, revelaram uma “mistura de vários itens que constituem um atum, misturadas para imitar a aparência de um atum”.

Em sua própria defesa, a rede declarou que “as alegações não têm mérito”.

E que o atum utilizado em suas receitas é real e provém de peixes capturados na natureza.

Na ação, a empresa está sendo processada por fraude, deturpação intencional, enriquecimento ilícito e outras violações civis.

Os querelantes são Karen Dhanowa e Nilima Amin.

Elas afirmam que “foram enganadas para comprar alimentos que careciam totalmente dos ingredientes que pensavam estar comprando” com base na publicidade e no marketing do produto.

Por fim, afirmam que estão sendo roubadas dos benefícios à saúde que pensavam estar obtendo ao comprar sanduíches de atum.

A briga é de pequenos contra um gigante.

Subway é a rede de fast food com o maior número de restaurantes no mundo.

São mais de 22 mil lojas nos Estados Unidos; mais de 2.800 no Canadá; 1.674 no Brasil; mais de 1.200 na Austrália; e milhares na Europa, Rússia e China.

Entretanto, entram na disputa enfraquecidos.

Não é a primeira vez que a rede precisa defender seu cardápio na justiça.

Na Irlanda, o pão usado pela franquia também foi questionado – leia mais aqui.

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