A tentação da carne magra

A tentação da carne magra

Comer carne está liberado? No próximo churrasco, pode falar de boca cheia: se for “magra”, sim! Órgão americano recomenda o consumo de cortes selecionados, que são fonte de nutrientes e vitaminas.

No cardápio do final de semana, quase sempre tem carne na brasa. Para manter a linha nestas ocasiões, o difícil é resistir àquela gordurinha, não é mesmo? A dica é deixar passar os pedaços que vêm pingando, para focar naqueles com menos gordura. De olho na crise de saúde provocada pelos hábitos alimentares, o Departamento de Agricultura americano (USDA), órgão que controla a alimentação naquele país, recomenda consumo de carnes com menos de 10% de gorduras totais, 4,5 gramas ou menos de gordura saturada e menos de 95 miligramas de colesterol. Cortes selecionados de cordeiro e gado se enquadram nesta categoria. Veja todas as recomendações do USDA (em inglês).

A bem da verdade, as carnes magras não previnem nenhuma doença. Mas, com o consumo moderado, ajudam no bom funcionamento do organismo, atuando na regeneração e renovação de diferentes tecidos do corpo, como ossos, músculos e pele. Além de proteína, fornecem vitaminas do complexo B, vitamina E e minerais. Também contribui para a produção de hormônios (insulina e enzimas digestivas), além de trazer benefícios ao sistema imunológico e no ganho de massa magra.

É claro que, como tudo em excesso, encher o prato pode contribuir para o aumento do colesterol e levar a problemas cardíacos, devido ao elevado teor de gordura saturada. De frente para a tentação da carne, mantenha o foco e resista – pelo bem da sua saúde.

SAIBA MAIS

Mas, e quais são os chamados “cortes magros”?

• Cortes que não requerem remoção de gordura: patinho, músculo, miolo da paleta, peixinho, coxão mole
• Cortes que requerem remoção da gordura visível: contrafilé, acém, lagarto, maminha, miolo de alcatra, fraldinha
• Cortes com gordura entremeada que requerem remoção do excesso: picanha e coxão duro
• Cortes com gordura entremeada (impossível de ser removida): peito, costela, cupim

Tags: , , , , ,