Regime sueco

Resultados rápidos trazem motivação. Este é o interesse em estudo publicado no Scandinavian Journal of Medicine & Science in Sports. A pesquisa sugere, com boas evidências, que uma combinação entre o consumo de baixas calorias e exercício intenso seca barriga em menos de uma semana.

A lógica é simples, mas encarar um regime de baixas calorias e exercícios que as queime com velocidade não é para muitos. Os resultados também não costumam vir tão rápido, e a saúde sai prejudicada de mais uma experiência que só provoca o efeito sanfona.

Agora, pesquisadores da Suécia e Espanha sugerem que um consumo mínimo de calorias, acompanhado por exercício intenso e intervalado (como o meu LIT), pode reduzir significamente o teor de gordura corporal em apenas quatro dias. E a perda continua pelos próximos meses. A notícia deu no New York Times.

Na experiência, 15 homens foram submetidos a um consumo de apenas 360 calorias diárias: uma redução de 1.800 das que regularmente consumiam. E o pior estava apenas começando.

Os participantes também foram submetidos a exercícios pesados. O dia começava com 45 minutos de malhação para os braços e tronco. Depois, todos caminhavam absurdas 8 horas diárias, com apenas dez minutos de descanso por hora. Durante as caminhadas, eles podiam beber quantidades ilimitadas de uma bebida energética de baixo teor calórico.

Pois a maioria achou o programa fácil. Nenhum abandonou o programa e nem se queixou de fome.

Depois de quatro dias, eles haviam perdido quase cinco quilos – tanto em gordura como em massa muscular.

A surpresa aconteceu no retorno dos pacientes, um mês depois: a maioria havia perdido mais um quilo, sem fazer nada. Um ano depois, continuavam dois quilos mais magros que o início, em média.

Os cientistas da Universidade de Las Palmas e da Universidade do Centro da Suécia continuarão a pesquisar, agora com mulheres.

Tags: , , , ,