Pesando a consciência

Pesando a consciência

Se você encara a balança apenas de vez em quando com medo do que vê pela frente, deveria reconsiderar a frequência deste encontro. Acompanhar de perto o próprio peso aumenta o compromisso em mandar o excesso embora.

Leia mais:

O componente emocional na balança – Cuidar da boa forma passa por cuidar do astral
Controle a influência externa na balança – Faça as melhores escolhas contra o peso extra

Depois da ceia e do exagero das festas, entre as promessas de Ano Novo, perder peso é, sem dúvida, a mais popular.

Matricular-se na academia, regular o despertador para mais cedo e eliminar as ameaças da geladeira são medidas simples que, com certeza, ajudam.

Mas existe uma coisa que você pode fazer por apenas 10 segundos uma única vez por semana que pode ser mais efetiva.

Segundo estudo da Tampere University of Technology, da Finlândia, quanto mais você sobe na balança, mais peso pode perder.

A maioria das dietas não encorajam este acompanhamento frequente por nos fazerem odiar o que vemos no mostrador. Mas evitar este contato com a realidade pode trabalhar contra todos os esforços.

Para a pesquisa foram feitas 2.838 pesagens, durante um ano, de 40 indivíduos acima do peso. Todos participaram de um programa de exercícios e consumo de baixas calorias.

O resultado foi que, entre aqueles que pesaram-se com maior frequência, mais perderam medidas.

A média de vezes considerada mais eficaz foi a que recomenda pesar-se uma vez por semana, sempre no mesmo horário.

Já aqueles que encararam a balança mais que uma vez por semana acabaram ganhando peso.

Entratanto, a prática de pesar-se frequentemente não é recomendada para todos. Para alguns, o exercício pode aumentar a insatisfação com o próprio corpo, reduzindo a auto-estima.

Outro estudo, realizado em 2005 e publicado na revista científica Annals of Behavioral Medicine, aponta que pesar-se todos os dias é ainda melhor que apenas uma vez por semana.

Nesta pesquisa, quem subiu na balança diariamente perdeu cerca de seis quilos ao longo de dois anos, enquanto que o fez semanalmente perdeu apenas três quilos no mesmo período. Quem não se pesou ganhou cinco quilos.

Aparentemente, os resultados relacionam o hábito com uma maior consciência corporal.

Quem acompanha o visor da balança acaba sentindo o peso na consciência e sente-se motivado a fazer algo a respeito, como realizar as trocas vantajosas nas receitas ou nas escolhas diante do cardápio.

Tags: , , , ,