Personalidade influencia na balança

Personalidade influencia na balança

Semblante pesado? Cuidado. A maneira como você se sente está ligada ao resultado na balança. Estudo revela que a sua personalidade influencia no seu peso. E não adianta ficar nervosa com isso. Aliás, o problema está exatamente aí.

Leia mais:

Comer fora é uma armadilha – Veja dicas de como fugir delas
O futuro está na mesa – Comer em família ajuda a emagrecer

Sabe aquela pessoa que parece carregada? Muito provavelmente, esta negatividade se reflete na cintura.

Esta é a conclusão de estudo recentemente divulgado pelo Instituto Federal de Tecnologia da Suíça.

A pesquisa compilou mil respostas, de três baterias de questionários respondidos por voluntários, sobre hábitos alimentares, escolhas de alimentos e personalidade.

A partir daí, a descoberta foi a de que pessoas impulsivas, cínicas, competitivas ou agressivas demais estão mais propensas a ganhar peso.

E pessoas altamente neuróticas e menos conscienciosas são as que mais se expõem ao chamado efeito sanfona (engorda-emagrece).

Segundo a autora do estudo, Carmen Keller, quem apesenta estes traços de caráter tende a cair em tentação e não ter disciplina para andar na linha.

O motivo é sua instabilidade, marcada por dificuldades de relacionamento e consequentes frustrações, que motivam o apetite emocional.

E não pense que apenas as personalidades consideradas negativas sofrem na balança.

Os extrovertidos, tão bem-vindos em qualquer círculo social, podem estar comendo e bebendo mais, exatamente por estarem em mais eventos e encontros com amigos.

Já aqueles identificados como de personalidade aberta servem-se de mais frutas e verduras, a chamada alimentação viva. E tendem a comer menos carne.

Portanto, se o mistrador da balança contraria suas expectativas, convém fazer uma análise de como você se relaciona com as pessoas – e com você mesma.

É possível que mudanças de atitude possam trabalhar a favor de seus esforços na dieta e na academia.

Tags: , , , , ,