Perdendo peso com todo o gás

Perdendo peso com todo o gás

Para mim, refrigerantes zero, diet ou light são aliados fortes das dietas de perda de peso. Não é maluquice. Segundo estudo divulgado recentemente, trocar água por refrigerante diet pode realmente ajudar a perder alguns quilos. Será?

Pesquisa patrocinada pela American Beverage Association, e conduzida pelo Anschutz Health and Wellness Center, da Universidade do Colorado (Estados Unidos), confirmou que refrigerantes diet podem sim nos ajudar a reduzir medidas. No estudo, 300 participantes foram divididos em dois grupos. Para um, o consumo dos refrigerantes diet foi liberado durante as refeições. Para o outro, apenas água foi servida.

Ao fim de 12 semanas, o resultado, publicado na revista Obesity, foi uma surpresa. Quem estava no primeiro grupo perdeu 30% a mais de peso que quem tomou água. A hipótese é a de que, por sentirem-se privados do sabor doce dos refrigerantes, quem bebeu água acabou compensando as calorias não ingeridas no exagero à mesa. Inúmeros estudos já relacionaram o consumo de bebidas adoçadas, como os famigerados refrigerantes normais, ao aumento de casos de obesidade. Mas, como cortar da lista de compras os sabores preferidos é sempre uma experiência difícil, adotar as versões diet pode ser um grande passo para uma reeducação alimentar eficaz.

É normal desconfiar da descoberta. Afinal, é inevitável que o patrocínio da pesquisa pelos fabricantes de refrigerantes coloque seus resultados em suspeição. Entretanto, quem recebeu a verba foi a universidade envolvida – e não os pesquisadores que assinam o estudo, conduzido de forma independente. Assista a seguir reportagem sobre o tema (em inglês), para formar sua opinião. A minha convicção permanece a mesma: cheia de gás, e sempre com muito gelo!

Tags: , , , , ,