Paladar pós-pandemia

Como será o “novo normal” do paladar? Relatório aponta tendências do novo cenário alimentar global. E revela as preferências dos sabores na pós-pandemia.

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A Innova Market Insights é uma empresa de inteligência de mercado, especializada na indústria de alimentos e bebidas.

Recentemente, divulgou o relatório Flavor Trends for 2020.

Foram pesquisados consumidores em 12 países nas últimas semanas.

O objetivo foi mapear as mudanças de comportamento em relação aos sabores em meio à pandemia.

Veja a seguir as tendências identificadas.

Storytelling

Em marketing, o “storytelling” é quando marcas contam as histórias por trás de seus produtos.

Foi identificado aumento do interesse do consumidor na origem de seus produtos alimentícios e bebidas.

Mais de 40% revelaram querer conhecer a história de uma marca, porque queriam saber de onde vinham os ingredientes.

No segmento alimentar, as estratégias de contar histórias incluem um foco em sabores e receitas autênticas.

São também exploradas singularidades da proveniência dos ingredientes e do processamento artesanal/de pequenos lotes.

O poder das plantas

O uso de ingredientes vegetais e receitas à base de plantas está aumentando em várias categorias de alimentos e bebidas.

Na pesquisa, 3 em cada 5 consumidores estão cada vez mais incorporando ingredientes vegetais em suas dietas.

Alimentos a base de plantas podem proporcionar um toque saudável e colorido na dieta.

Sabores de Bem-Estar

A busca por estilos de vida mais saudáveis impulsiona sabores voltados para um bem-estar geral, tanto mental quanto físico.

Os sabores botânicos são cada vez mais populares para relaxamento, redução do estresse e melhoria do sono.

As bebidas com sabor floral são associadas ao humor, sendo vistas como potencialmente relaxantes ou energizantes.

Os sabores florais que mais crescem em alimentos e bebidas globais são flor de cerejeira (29%), rosa (26%) e lavanda (25%).

Atenção para ingredientes canabidiol (CBD) e açafrão.

Desafio dos macronutrientes

A percepção dos consumidores em relação aos macronutrientes também está evoluindo.

Aqui, estamos falando do básico: proteínas, lipídios e carboidratos.

Há uma busca em manter o paladar enquanto se reduz o teor de açúcar, calorias e/ou gordura (sendo o açúcar uma prioridade particular).

Opções de proteínas, como queijo, sementes e nozes, são apontadas como em alta.

Bem como a associação de “fonte de vitaminas” a sabores frutados.

Experimentos em textura

Os consumidores estão cada vez mais reconhecendo a influência da textura nas experiências de comer e beber.

Na pesquisa, 7 em cada 10 consumidores concordam que a textura torna a experiência alimentar mais interessante.

Enquanto isso, 6 em cada 10 disseram que apelos sobre textura influenciam suas decisões de compra.

Como parte disso, há um interesse crescente em sabores que criam uma experiência de textura mais rica.

Atenção para favo de mel e caramelo, e nozes em uma ampla variedade de aplicações, incluindo sabores crocantes e bases suaves.

Para ler mais sobre tendências alimentares na retomada – clique aqui.

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