Os truques simples da comida rápida

A gula que faz uma simples batatinha virar um “combo” no seu pedido não é impulso. Veja os truques que as redes de fast food usam para fazer você comer mais.

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Tenha certeza de que absolutamente nada está fora do lugar.

As redes de fast food são ligeiras em adotar truques sutis para fisgar os consumidores.

A comunicação não se limita ao que vemos escritos nos cartazes.

Existe todo um discurso não-verbal exercitado nas cores do ambiente.

E na apresentação dos alimentos e até na gentileza forçada dos atendentes.

Confira quais são as práticas mais comuns.

1 – Cores

Na teoria das cores, o pigmento vermelho aparece como indicado a provocar apetite.

Sua percepção eleva nossa pressão arterial e os batimentos cardíacos.

É por isso que está presente, acompanhado de variações de laranja, amarelo e até rosa.

É o que os especialistas chamam de paleta de cores do fest food.

O recurso entra na pintura interna e externa.

E nos guardanapos, decoração e nas embalagens de comida.

2 – Aroma

Não há incentivo maior ao paladar que o aroma.

Por esta razão, não há o interesse em abafar os vapores da grelha, muito pelo contrário.

Este recurso é dos mais eficazes em fazer-nos aumentar o pedido.

Esperar pelo delivery e dirigir-se ao drive thru podem proteger você ao menos desta tentação aos sentidos.

3 –  “Food porn”

Com já vimos, a expressão food porn, que significa literalmente “comida pornô”.

O termo tem a ver com a indecência dos pratos que provocam culpa.

Como fotos de sanduíches que aparecem brilhando.

Neste caso, a ilusão dura até você fazer o pedido.

Já que muitas vezes o que entregam não tem nada a ver com o que anunciam.

4 – Música

Músicas calmas, como jazz e bossa nova, mantém as pessoas mais tempo nos restaurantes.

Mas também as faz comer 18% menos.

Por isso, lanchonetes colocam músicas ambiente bem mais animadas.

Isso faz com que os consumidores terminem mais rápido a refeição, liberando o lugar para o próximo cliente.

As revelações vêm de um estudo da Universidade Cornell.

5 – Promoções

Um combo sempre é mais barato que comprar os itens separados.

E não é generosidade.

Eles fazem com que seja mais barato comprar “refeições” do que itens avulsos.

Os consumidores pensam que estão lucrando, enquanto o restaurante faz a mercadoria circular.

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