O mercado está nu

Se tirarmos os apelos do marketing, o que sobra? Experimento com mercado sem embalagens mostra como consumidores compram mais alimentos saudáveis.

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A rede de mercados New World, da Nova Zelândia, adotou um sistema sem embalagens.

E descobriu um impulso para as vendas – um senhor impulso.

Ao retirar sacos e bandejas plásticas, as vendas de legumes e frutas frescas aumentaram em 300%.

A atitude mudou totalmente a experiência de compra.

“Quando montamos as novas prateleiras, nossos clientes ficaram surpresos”.

A explicação é do gerente da loja em Christchurch, Nigel Bond.

“Me fez lembrar quando eu ia ao mercado com meu pai, você podia sentir o cheiro das frutas frescas e da cebolinha”.

Em sua análise, ao embrulhar produtos em plástico, higienizamos e privamos as pessoas dessa experiência.

“Dispensar o plástico foi uma revolução para nós”.

Outra mudança na arquitetura da loja ajudou.

Um novo sistema de prateleiras de refrigeração para a exibição de frutas e legumes foi instalado.

Junto com um processo conhecido como “nebulização”, para ajudar a manter itens frescos.

A produção deste “orvalho” mantém sua cor e textura e também conserva maior conteúdo vitamínico.

E, claro, melhora a aparência dos produtos.

A mudança não foi registrada apenas pelo lado financeiro e ambiental.

Afinal, menos embalagens significa menos custo e lixo.

Na verdade, sua ausência aumentou a interação das pessoas com a comida.

Isso tornou os clientes mais inclinados a comprar rabanetes, só porque os sentem ou cheiram, por exemplo.

O que revela o potencial de melhorar significativamente a alimentação de muitas pessoas.

Aqui, vimos a dispensa das embalagens – e também a dos rótulos.

Como esta experiência de compra se daria em outras seções do supermercado?

A questão importa, principalmente para as crianças.

Contra a influência do marketing de alimentos, veja o que está sendo feito no Chile – clique aqui.

Loja do New World, sem sacolas ou bandejas de isopor nos hortifrutis

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