Imagem pessoal nas redes sociais

Redes sociais? Cuidado. Quem gasta mais tempo no Facebook, Instagram e congêneres revela mais preocupações com a imagem pessoal e desordens alimentares.

Leia mais:

O perigo do “junk sleep” – Na hora de desligar, desligue
Você, robô – Estamos nos comportando como iDiots

Se você passa muito tempo conectada nas redes sociais, cuidado.

Pessoas assim são mais propensas a lutar contra questões da imagem pessoal.

É o que afirma um estudo da Universidade de Pittsburgh (Estados Unidos).

Mas a questão vai além.

O trabalho revelou que quem se expõe online também corre maior risco de desordens alimentares.

E isso independe do sexo, idade, raça ou renda.

Foram investigados os hábitos na internet de 1.765 adultos, com idades entre 19 e 32 anos.

Os pesquisadores focaram nas 11 redes sociais mais populares nos Estados Unidos.

São elas Facebook, YouTube, Twitter, Google Plus, Instagram, Snapchat, Reddit, Tumblr, Pinterest, Vine e LinkedIn.

Os resultados foram cruzados com informações alimentares.

Estas foram levantadas de questionário que investigou desordens, como anorexia e bulimia.

Como resultado, quem mais usou as redes sociais no período de 24 horas tinha 2,2 vezes maior risco de reportar preocupação com a imagem pessoal e alimentação.

Já aqueles com maior acesso ao longo de uma semana apresentaram 2,6 vezes maior risco.

As maiores vítimas são os jovens, faixa etária que mais utiliza a internet.

Por isso, estão mais expostos a conteúdos que levam ao desenvolvimento de transtornos alimentares.

Para mitigar a situação, as empresas de mídia social têm atuado.

O Instagram, por exemplo, baniu as hashtags “thinspiration” e “thinspo”.

Estas tags são usadas para glorificar a magreza (“thin”, em inglês) excessiva.

Mas, é claro, muitos usuários encontraram maneiras de contornar as proibições.

O problema se transmuta, e só faz crescer – junto com nossas preocupações.

Entretanto, a boa notícia é que há o outro lado.

Para saber o uso positivo das redes sociais – clique aqui.

Tags: , , , , ,