A hora dos sonhos estranhos

a hora dos sonhos estranhos

Dormir é bom, mas dormir demais faz com que os sonhos fiquem cada vez mais estranhos. Estudo da Universidade de Bedfordshire, na Inglaterra, revela por que dorminhocos estão mais expostos ao que não podem explicar.

Leia mais:

É hora de acordar – Aulas mais tarde melhoram desempenho de alunos
Salada para dieta à noite – Mais saúde e um sono tranquilo estão servidos

O soninho está bom e você se recusa a levantar-se. Mas, daí, o sonho começa a ficar esquisito – até demais. Não é castigo pela preguiça em excesso. Os pesadelos cabeludos dos dorminhocos têm uma explicação científica.

A pesquisa, conduzida pela Universidade de Bedfordshire e publicada na revista Dreaming, acompanhou 16 pessoas durante duas noites. Os voluntários utilizaram sensores nas pálpebras e na cabeça.

Enquanto dormiam, todos foram despertados quatro vezes, em horários diferentes. Neste momento, tinham que responder sobre o que estavam sonhando. Pela manhã, os participantes eram informados sobre suas respostas e tinham que tentar relacionar os sonhos descritos com suas experiências de vida.

Segundo a Dra. Josie Malinowski, professora de psicologia cognitiva e uma das autoras da pesquisa, foi descoberto que os sonhos ficavam mais bizarros nas horas mais adiantadas da noite. Neste horário foram descritos os sonhos mais emotivos e as fantasias mais absurdas de acontecer na “vida real”.

Nos horários mais cedo, os sonhos foram relacionados a fatos vividos durante o dia, como o filme que assistiram ou o livro que leram antes de dormir.

Este conhecimento pode levar à criação de hábitos, como sonhar com o propósito de resolver problemas. E você, é capaz de interferir no sono para beneficiar-se do que o inconsciente tem a dizer?

Tags: , , , ,