Hora de socializar

Voltando a socializar? Escolha melhor os horários. Jantar fora leva a um programa mais animado, enquanto sair mais cedo, como para o brunch, pode derrubar seus planos.

Leia mais:

Selênio contra a Covid-19 – Estudo relaciona nutriente com cura
Nutrindo a saúde mental – Veja os alimentos que ajudam no humor

Uma refeição à noite, acompanhada de drinks, parece promissor.

Ao menos, para quem aprecia uma boa noite – de sono.

Já ir para o brunch deixa você mais cansada, segundo um estudo do Instituto Karolinska (Suécia).

Nele, foram analisados o comportamento e a sonolência de 641 adultos, principalmente nos finais de semana e dias de folga.

Os voluntários registraram seu comportamento a cada 30 minutos, preencheram uma escala de sonolência a cada três horas e completaram um diário do sono todas as manhãs.

Como resultado, descobriu-se que a sonolência aumenta nos momentos em que a socialização é mais provável de ocorrer, como à noite e durante os dias de folga.

Em termos de horário, o aumento da atividade social durante o final da manhã e início da tarde foi associado a uma maior sonolência depois.

O que significa que um convite para o brunch pode derrubar os planos para mais tarde.

No entanto, sair à noite, mesmo se estiver com sono, pode reduzir a sonolência, fazer você se sentir mais revigorada e ajudar a dormir melhor, posteriormente.

Portanto, se a ideia é aproveitar melhor a saída e as companhias, marque mais tarde.

A sonolência pode prejudicar a capacidade cognitiva, a motivação e o comportamento, inclusive nosso desejo de socializar com outras pessoas, de acordo com a equipe liderada por Benjamin Holding.

De acordo com os cientistas, descobrir fatores que interferem na atividade social pode ajudar a lidar com as taxas crescentes de solidão.

O estudo foi publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

Tags: , , ,