Dormir no frio emagrece

Dormir no frio emagrece

Dormir é essencial para a saúde. Um novo estudo sugere uma coisa simples de se fazer, e que vai melhorar ainda mais a experiência: baixar a temperatura – e a cintura!

Leia mais:

Receita para um dia melhor – Tudo começa com uma boa noite de sono
A hora extra da balança – Lutar contra o sono é convite para acumular peso

Com o quarto mais frio, o corpo modifica seus estoques de gordura marron.

A gordura em nossos corpos é formada de duas partes. A gordura marrom, ou escura, é a chamada “gordura boa”. Ela é metabolicamente ativa. Seu trabalho é retirar açúcar do sangue para manter nossa temperatura interna. Já a gordura branca é a indesejada, estocada sem função, principalmente no abdômen.

A temperatura mais baixa quando dormimos ativa a gordura marron, o que faz o metabolismo trabalhar mais, até durante o dia seguinte.

A pesquisa, publicada em junho na revista científica Diabetes, analisou cinco voluntários por quatro meses. Os voluntários conduziam suas atividades normalmente durante o dia, voltando ao laboratório para passar a noite sob observação. Nos primeiros meses, a temperatura do quarto foi sendo reduzida até 18ºC.

Nos dois últimos, foi ajustada para voltar à temperatura inicial, de 23ºC. Durante o período foram acompanhados níveis de glicose, insulina e gordura marron.

Como resultado, foi observado que sob temperaturas mais frias, os participantes dobraram a quantidade de gordura marron. A sensibilidade à insulina aumentou. Também queimaram mais calorias ao longo do dia. Todas estas melhorias foram perdidas quando o ambiente voltou a esquentar.

Tudo sugere que, a longo prazo, dormir sob frio diminui riscos de diabetes e torna o metabolismo mais eficiente. Estas condições, associadas a uma dieta equilibrada e atividades físicas regulares, levam a uma redução de peso.

Tags: , , ,