Dominados pelo consumo

Dominados pelo consumo

Adotar novos hábitos alimentares, como consumir mais alimentos crus, alivia nossa balança – inclusive a ecológica. Quem depende das comidas prontas, além de desregular a saúde, entra no ritmo da sociedade consumista. A consequência é muito lixo. Até que você dê um basta.

Para aliviar a tensão, que não é pouca, recorremos aos salgadinhos, às bolachas e à qualquer coisa que trouxerem da padaria. Ou que esteja há dias na geladeira. É a conhecida boca nervosa. O ambiente contemporâneo parece estimular esta compulsão, que é uma defasagem entre o que pensamos e queremos. Só que, satisfeito o desejo, é disparado um ciclo: saciedade, culpa e desejo de novo. Neste processo, estamos produzindo muito lixo com as embalagens.

A média do brasileiro é de 1 kg de lixo por pessoa por dia. Entre os americanos, esse volume mais que dobra: é de 2,25 kg. Ou seja, quem emagrece está fugindo desta estatística. Para incentivar hábitos alimentares mais saudáveis e, consequentemente, menos resíduos, está chegando o Dia Sem Desperdício, no próximo dia 9 de abril.

Promovido pela ONG Global Citizen, a campanha foca em divulgar costumes mais sustentáveis, como levar sua própria sacola para as compras. Para quem quiser aderir e ainda ganhar com isso, a entidade oferece ingressos em shows. Basta cadastrar um perfil no site e compartilhar sua ação anti-desperdício nas redes sociais. Com menor comprometimento, todos estamos convidados a participar, desde que seja utilizada a hashtag #ADayWithoutWaste.

Dia sem desperdicio

Segundo a ONG, 1 milhão de sacolinhas plásticas são utilizadas todos os dias

dia sem despedicio

Americanos produzem 250 milhões de toneladas de lixo/ano, e metade vai parar nos aterros sanitários

Confira o vídeo que promove a campanha e participe.

Tags: , , , , ,