Dieta do tipo sanguíneo desmascarada

Dieta do tipo sanguíneo desmascarada

É difícil perder peso. Mas pior ainda é saber que a dieta que você segue há anos está errada. Recentemente, cientistas colocaram a famosa Dieta do Tipo Sanguíneo no microscópio. E o resultado está decepcionando milhares de pessoas. 

O livro A Dieta do Tipo Sanguíneo, publicado em 1996, tornou-se um enorme sucesso em todo o mundo. A obra foi traduzida para 52 idiomas e vendeu mais de 7 milhões de cópias. Segundo o autor, o Dr. Peter D’Adamo, pessoas com diferentes tipos sanguíneos processam alimentos de maneira diferente. Então, para ter uma boa saúde e diminuir o risco de doenças crônicas, a teoria apregoa uma dieta para cada tipo de sangue: quem têm sangue Tipo O deve comer mais carne e encarar exercícios vigorosos. Para os do Tipo A, a recomendação é a de que se tornem vegetarianos, concentrando a alimentação nos carboidratos. Para quem tem o Tipo B, a dieta prescreve ênfase nos laticínios e exercícios de baixo impacto. Para os de sangue AB, basta misturar o que gostam e que é recomendado tanto para os tipos A ou B.

Tudo ia bem, até os pesquisadores da University of Toronto divulgarem estudo recente que afirma que este regime não funciona. Segundo o coordenador do estudo, Dr. Ahmed El-Sohemy, chefe do Departamento de Ciência da Nutrição, “a maneira de um indivíduo reagir a qualquer uma das dietas não tem qualquer relação com o seu tipo de sangue, mas sim com a sua capacidade de manter uma alimentação sensivelmente vegetariana ou pobre em carboidratos”. Ou seja, para perder peso não tem segredo nem fórmula secreta: além de mudar hábitos de alimentação, é preciso “dar o sangue” na academia.

Para chegar a esta conclusão, os pequisadores observaram 1.455 participantes. O estudo foi publicados na revista PLoS One (clique aqui para ler – em inglês).

Tags: , , , , ,