A dieta do sargento

Quer que a próxima dieta dê certo? Peça para outra pessoa determinar qual será. Segundo estudo americano, quando você fica livre para escolher como emagrecer, os resultados são piores do que quando segue ordens.

Leia mais:

Índice de Massa Corporal – Calcule agora seu peso ideal
Malhando com a cidade – O urbanismo vai acabar com o sedentarismo

Manter-se fiel a uma dieta é fundamental para perder peso.

Portanto, faz sentido pensar que aquela que vai dar certo seja a que mais lhe agrade, certo?

Errado.

Segundo estudo publicado recentemente no Annals of Internal Medicine, quando temos a escolha não nos comprometemos tanto quando temos que seguir “ordens”.

A pesquisa foi feita em parceria entre a Duke University e o Durham VA Medical Center (Estados Unidos), com 207 voluntários.

Os testes foram feitos com pacientes obesos da clínica Veterans Affairs, na Carolina do Norte, acompanhados durante um ano.

Os voluntários foram divididos em dois grupos, um que pôde escolher a dieta que quisesse, entre uma que restringia carboidratos e outra que limitava o consumo de gordura.

O segundo grupo teve que seguir um regime determinado pelos cientistas.

Quem escolheu sua dieta pôde mudar de ideia na metade do período de estudo.

Após 48 semanas, os participantes do primeiro grupo perdeu cerca de 5,7 quilos (ou 5,6% do peso total, em média).

Quem seguiu a dieta indicada perdeu 6,6 quilos (6,2% do peso total).

Os pesquisadores avaliam que pessoas que optam pelo regime que mais lhes agrada tende a comer mais dentre as opções disponíveis.

E concluíram que quem segue regimes determinados por terceiros tem seu comportamento afetado por um “efeito personal trainer”.

Ou seja, quando se trata de tomar juízo e resistir às tentações, a figura autoritária que julga seu comportamento parece funcionar melhor que ter a liberdade de tomar suas próprias decisões.

Tags: , , , ,