Cardápio de soluções

Funciona! Estudo australiano revela como a exposição das calorias no cardápio influencia não apenas as escolhas mais saudáveis, mas faz com que restaurantes ofereçam mais opções leves.

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O limite é maio de 2018.

Até lá, os restaurantes americanos deverão mostrar as calorias de seus pratos no menu.

A iniciativa visa fornecer informações que motivem melhores escolhas.

Mas, será que isso funciona?

Segundo um novo estudo, sim.

Isso não só influencia os consumidores a escolher os itens mais “magros”.

Também incentiva donos dos estabelecimentos a oferecer opções com menos calorias.

A pesquisa foi feita pela Universidade Tecnológica de Sydney (Austrália).

Também participaram a Universidade Deakin e a Melbourne Business School.

Naquele país, a obrigatoriedade já é efetiva.

O estudo fez uma meta-análise em 186 trabalhos anteriores sobre o efeito nos clientes.

E em 41 sobre os efeitos nos donos de restaurantes.

Por parte dos consumidores, exibir as calorias levou a uma redução de 27 Kcal por refeição, em média.

E 15 calorias a menos por item do menu por parte dos vendedores de alimentos.

Aparentemente, não é muito se você só for a restaurantes uma vez por ano.

Mas, para quem come fora todo dia, a redução pode fazer diferença.

As mulheres e as pessoas com sobrepeso foram as mais motivadas.

Entre elas, a redução chegou a 60 calorias por refeição.

Já entre os fora de forma, a redução foi de 83 calorias por refeição.

A surpresa foi ver donos de restaurante investindo em opções mais leves.

Afinal, eles devem atender às novas demandas de seu público.

O estudo foi publicado no periódico científico Journal of Retailing.

Resta saber quando teremos iniciativa semelhante por aqui.

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