30 segundos para impressionar

Somos nossos melhores investimentos. Estrategista de marketing e autora de livros de negócios revela como fazer a primeira impressão perfeita em 30 segundos.

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Muitas vezes, temos poucas oportunidades.

E é preciso fazer valer cada contato, por breve que seja.

Talvez a professora de marketing Dorie Clark possa ajudar.

Ela é autora de vários livros de negócios que se tornaram best sellers.

O último é Entrepreneurial You (algo como “Empreendendo você”).

A obra fornece um plano para a independência profissional.

Com ideias sobre como construir sua marca pessoal, monetizar sua experiência e ampliar seu alcance e impacto online.

Seu lançamento no Brasil ainda não está previsto.

Mas podemos aproveitar um resumo dos conselhos, feitos pela própria autora.

Veja a seguir como “vender seu peixe” em poucos segundos.

Personalize o discurso

Você não envia o mesmo currículo e carta de apresentação para todas as empresas.

Ao menos o nome do destinatário precisa ser ajustado.

A mesma lógica se aplica aqui: você precisa personalizar o máximo possível.

“Você pode fazer uma conexão mais profunda se puder captar os elementos que podem impactar”.

Digamos, por exemplo, que a pessoa com quem está falando atue em um ramo no qual você já trabalhou.

Você pode abrir a conversa falando como sua experiência no trade em comum favoreceu o trabalho que faz hoje.

Espere

Dê apenas uma breve resposta para o “conte-me sobre você”.

O próximo passo é tirar o máximo da outra pessoa.

Para isso, não seja afoito pelo pouco tempo.

Encontre maneiras de envolvê-la e fazer o maior número de perguntas.

Isso permitirá que você encontre mais “ancoragem” para que o que for falar seja relevante para ela.

Dispare

Faça seu discurso em até 30 segundos.

A brevidade é fundamental, mas cuidado para não parecer afoito.

“O objetivo não é atordoar as pessoas com o seu monólogo incrível”.

“O objetivo é envolvê-las em uma conversa”.

Fuja do roteiro

Ter um esboço geral do que você quer transmitir é ok.

Mas muitos ficam tão nervosos que mostram-se “excessivamente roteirizados”.

“É como se tivessem tanto medo de errar ou deixar algo de fora que não conseguem ser naturais”.

“Então, ao invés disso, soam um pouco robóticos”.

Com isso, o seu “alvo” vai pensar que você está mais interessado em falar do que ouvir.

Traga ajuda

Se possível, vá a eventos de networking com um amigo.

Os dois devem fazer um pacto de servir como apoio do outro.

A estratégia não apenas alivia parte da pressão sobre você.

Também permite que outra pessoa conte vantagem em seu nome.

O que seria altamente inadequado para você mesmo fazer.

Se for sozinho, tudo bem.

De antemão, fale com amigos, colegas de trabalho e clientes.

Investigue a opinião deles, para ver o que acham que é mais especial ou distintivo sobre você.

“Isso funciona porque eles serão capazes de ver coisas positivas que você talvez não enxergue”.

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